03/05/2013
Preocupações com o trabalho, vida social, vida familiar, situação financeira entre outros, podem tornar para algumas pessoas em determinado momento da vida, um dos grandes problemas e que por sua vez acabam deixando para segundo plano o cuidado com a saúde mental. O excesso de tarefas e de responsabilidades causa desgaste à saúde mental do homem, portanto parar e refletir sobre como está cuidando da sua saúde física e mental diante de seus compromissos é de fundamental importância. Esquecemos inúmeras vezes que a nossa mente necessita de cuidados, precisa se reciclar para atingir a tão esperada saúde mental.
Um número significativo de doenças como estresse, depressão, ansiedade, medos e etc, acometem os seres humanos e muitos não se dão conta da necessidade de buscar ajuda de profissionais especialistas até que em um momento de crise buscam um atendimento de urgência / emergência e após ser consultado observa-se que não há uma patologia real e sim crises advindas de uma necessidade de ajuda psíquica e não apenas física. Muitas vezes é diagnosticado um nível alto de estresse e orientado a realizar inúmeros exames físicos, porém não apresentam resultados significativos para uma patologia nesses exames. Após inúmeros exames sem diagnósticos patológicos a pessoa percebe a necessidade de buscar ajuda para a saúde psíquica. Para obter um equilíbrio químico no cérebro e a redução do estresse, é necessário realizar um tratamento adequado com psiquiatra e psicólogo, de preferência em determinados casos, concomitantes.
O aparecimento de sintomas em grande freqüência são sinais de alerta que o corpo produz antes de adoecer, procurar ajuda de um profissional o quanto antes irá prevenir crises. Pensamento negativo, tristezas, falta de ânimo para realizar as tarefas rotineiras, choro fácil, medos freqüentes e pensamentos suicidas são indícios de que você realmente necessita buscar ajuda de um profissional da área da saúde mental, tais como psicólogo e psiquiatra.
A psicoterapia possibilita o autoconhecimento, reconhecer e falar de suas angustias, medos, tristezas entre outros e o tratar promoverá saúde, mudanças na qualidade de vida e evita o adoecimento.
Buscar cuidados para a saúde mental hoje é fundamental para conseguir superar de uma forma mais branda as inúmeras atividades do dia a dia. Aprender a enfrentá-las de forma equilibrada produzirá qualidade de vida o que o tornará mais feliz e mais produtivo e encontrará o prazer em viver.


Joyce Bomfante Silva
Psicóloga
Especialista em Psicologia da Saúde
CRP: 06/99938