19/06/2020
A ansiedade é um dos principais sintomas relatados por quem está vivendo o isolamento social e quem sofre busca formas de diminuir os sintomas, como a ilusória compulsão na hora de comer. A nutricionista do Padre Albino Saúde Camille Mascaro indica alimentos que possuem nutrientes que podem amenizar os sintomas provocados pela ansiedade e controlar o consumo desenfreado por alimentos. Veja:

VITAMINA D: associada aos transtornos de humor, a vitamina D pode amenizar estes sintomas. Fontes alimentares: salmão, atum e sardinha e para ativar a vitamina D no seu organismo tome, ao menos, 15 minutos de sol por dia.

ZINCO: atua no sistema nervoso e a ingestão de carne vermelha, frutos do mar, leite e derivamos, amendoim e amêndoas podem ajudar com os movimentos, sensações e constatações do nosso organismo.

TRIPTOFANO: é precursor da serotonina, hormônio regulador de humor. Fontes alimentares: cacau (chocolates acima de 70% de cacau), leite, banana, tâmara e peixe.

MAGNÉSIO: tem papel no metabolismo energético e também atua na ligação com o receptor da serotonina. Fontes alimentares: castanhas, nozes, vegetais folhosos escuros, abacate e cereais integrais.

ÔMEGA 3: auxilia na função cognitiva, melhorando a saúde mental. Fontes alimentares: salmão, atum e sardinha.

VITAMINAS DO COMPLEXO B (B6, B9 e B12): atuam na síntese dos neurotransmissores do sistema nervoso central. A vitamina B6 é encontrada em carne vermelha, fígado, leite e derivados; já a vitamina B9 (Ácido Fólico) em vegetais verdes escuros, leguminosas, frutas e nozes e a Vitamina B12 em proteínas animais, leite e derivados e kefir.

VITAMINA C E FLAVONÓIDES: são antioxidantes e protegem as células sadias do organismo. Fontes alimentares: abacaxi, laranja e acerola.

Não só em épocas de isolamento, mas com o máximo de frequência, é bom evitar alimentos como doces, açúcares em geral, alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas e cafeína em excesso. “A alimentação saudável, equilibrada, variada e colorida irá te trazer todos os nutrientes que ajudará no controle da ansiedade, porém, se o quadro persistir é sempre recomendado procurar ajuda profissional”, indica a nutricionista.

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