Notícias

Notícias

Alimentação saudável para Elas



Alimentação equilibrada é composta por grãos integrais, frutas, verduras, legumes, gorduras boas, proteínas magras, leite e derivados. Para a mulher há alimentos que podem contribuir e auxiliar em determinados aspectos de sua saúde. Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a nutricionista dos Consultórios Próprios do Padre Albino Saúde, Camille Delacorti Mascaro da Silva, traz dicas nutricionais para o público feminino:

TPM: a alimentação pode ajudar a diminuir os sintomas. Mudanças na rotina alimentar nesse período podem melhorá-los, como: refeições com menor quantidade de alimentos e com mais frequência, limitar o uso do sal para evitar a retenção de líquidos e inchaço, consumir mais frutas, legumes e grãos integrais, além de optar por alimentos ricos em cálcio e evitar consumir cafeína e álcool em excesso.

Menopausa: uma das grandes preocupações dessa fase é a osteoporose. Para evitá-la é importante focar em alimentação rica em cálcio, ajudando na manutenção dos ossos, consumir alimentos fontes de ferro, ácido fólico e vitaminas do complexo B e para minimizar as ondas de calor, opte por fontes de ômega 3.

Independente da fase, as mulheres estão sempre preocupadas com os cabelos, unhas e pele. E a alimentação é fator fundamental para o cuidado.

Para as unhas: consuma alimentos ricos em ferro, cálcio, zinco e ácido linoleico, como carnes magras, vegetais verdes escuros, castanha do Pará, amêndoas, nozes, aves e semente de linhaça.


Para os cabelos: é importante consumir alimentos ricos em proteínas, biotina, vitamina D, cobre, zinco, cálcio, ácido pantatênico, magnésio e ferro, como gema de ovo, carnes vermelhas, peixes, aves e leguminosas.

Para a pele: prefira consumir alimentos integrais (arroz, pães, massas integrais), carnes vermelhas, alimentos ricos em vitamina C (frutas cítricas) e vitamina A.

Estas orientações não substituem uma prescrição dietética. Consulte sempre o seu médico e nutricionista.