Notícias

Notícias

Quem é você na pandemia?

Mãe, esposa, dona de casa, chefe de família, profissional e professora!

Ser mãe já não era tarefa simples em tempos normais, quando a quarentena não existia. Com a chegada da pandemia as obrigações diárias aumentaram e muitas mulheres vêm se sentindo mais sobrecarregadas. Mães estão assumindo o papel de professoras, cuidam da higienização necessária de tudo que entra na casa e ainda precisam dar conta do trabalho doméstico e fora de casa. A preocupação em não se contaminar e garantir o equilíbrio da vida cotidiana é constante. As áreas profissional, pessoal e familiar se misturaram num mesmo espaço e, muitas vezes, ao mesmo tempo.

Além das cobranças externas, há também as cobranças internas, como o ideal de ser boa mãe, gerando estresse e fadiga. Diante disso é importante flexibilizar as demandas e estabelecer prioridades nesse momento.
Para auxiliar nessa tarefa, a psicóloga do programa Medicina Preventiva do Padre Albino Saúde, Juliana Medeiros de Almeida, dá dicas para lidar com esse período, com o objetivo de não ser sugada pelas situações e manter a saúde mental e o bem estar no dia-a-dia que tem sido tão importante quanto a saúde física em tempos de pandemia. Confira:

Seja criativa, foque nas soluções e não nos problemas.

Tente não se cobrar em excesso e seja gentil consigo mesma diante das dificuldades que você está enfrentando. é natural se sentir ansiosa, confusa e nervosa em alguns momentos. Todos estamos enfrentando uma situação inédita.

Defina uma rotina para você e para as crianças. Criar rotina de atividades traz organização para a vida diária e ajuda a evitar momentos de conflitos ou estresse.

Procure focar no presente. A ansiedade pode fazer com que nossa mente divague entre todas as tarefas que precisam ser feitas e isso pode comprometer a capacidade de realizá-las.

Explique às crianças o seu papel no trabalho e também a importância deste, para que possam compreender os limites e aos poucos ajustar os seus comportamentos, diminuindo as interrupções.

Se cuide: tire um tempo do dia para si mesma, se for possível. Esse tempo é importante para descansar e colocar os pensamentos em ordem.

Se sentir necessidade, procure ajuda! Se as coisas estão muito difíceis, o auxílio profissional é de extrema importância para ajudar você a lidar com as preocupações, medos e incertezas. Os psicólogos são grandes aliados neste momento.

Essas e outras dúvidas você pode sanar com nossos profissionais do Padre Albino Saúde: equipe multiprofissional com médicos, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos para garantir saúde ao seu alcance.

Se você é beneficiário do PAS agende sua consulta médica, sem coparticipação, nos Consultórios Próprios do Padre Albino Saúde pelo whatsapp 17 9938-3052. Se você não é, conheça nossos benefícios 17 3311-3702.