Notícias

Notícias

Setembro Amarelo: na terceira idade, o grande fator é o abandono familiar

Setembro Amarelo: na terceira idade, o grande fator é o abandono familiar

Dados do Ministério da Saúde, divulgados em 2018, apontam para a alta taxa de suicídio entre idosos com mais de 70 anos. Muitas vezes o desejo de antecipar o fim está associado à perda de saúde, de autonomia e de papéis sociais. O comportamento suicida na terceira idade está ligado a doenças incapacitantes, à dor física, às dificuldades de acesso à saúde, à solidão, à falta de recursos financeiros, ao abandono e tantas outras violências praticadas contra o idoso. Tudo isso pode levá-los a desejar a própria morte e a prevenção é o melhor caminho, explica a psicóloga do Padre Albino Saúde, Renata Parra Clemente.

O comportamento suicida é resultado da interação de diversos fatores e que por vezes os idosos manifestam a intenção suicida de forma indireta, por meio de falas como não quero incomodar ninguém; já vivi demais; estou cansado de viver; estão todos bem e não precisam mais de mim; meu último compromisso era ver meu filho encaminhado, entre outras frases.

Esses sinais muitas vezes são uma forma de despedida silenciosa da vida e não devem ser negligenciados por familiares, amigos e profissionais de saúde, ressalta Renata, acrescentando que a comunicação verbal pode estar acompanhada de mudanças repentinas de comportamento, como desinteresse por atividades antes consideradas prazerosas, descuido com a alimentação, medicamentos e aparência, desejo súbito de distribuir pertences, bens e herança.

Entre os fatores de risco na terceira idade estão o transtorno mental (depressão não diagnosticada), perda de pessoas significativas, doenças crônicas e degenerativas, receio de ser um estorvo para a família, conflitos familiares e situações de violência. Como fator de proteção estão o acesso à saúde, espiritualidade/fé, participação na vida comunitária, acolhimento e suporte emocional por parte dos familiares.

Para buscar apoio procure o CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) da sua cidade, Unidades básicas de saúde ou o Centro de Valorização da Vida por ligação gratuita para o 188. O Padre Albino Saúde conta com atendimento psicológico para seus beneficiários por meio de encaminhamento médico. Saiba mais pelo WhatsApp 17 99638-3052 ou 3311-3739 / 3311-3701.